Home / Índia / Índia – Uma Visão Geral!

Índia – Uma Visão Geral!

Chênia e Luiz, vivendo na Ìndia!

Chênia e Luiz, vivendo na Ìndia!

Namastê Viajantes!

Meu nome é Chênia, sou de Jaraguá do Sul/SC e fui convidada pela Karen para escrever sobre a Índia, país no qual estou vivendo há quase dois anos, o que me deixou muito feliz!!! Vim parar aqui, mais especificamente na cidade de Bangalore, sul da Índia, porque o meu noivo, Luiz, foi designado para trabalhar na filial indiana da empresa que possui sede em Jaraguá do Sul.

DSC01374

Apesar de viver na Índia todo esse tempo ainda acho difícil escrever sobre este lugar, simplesmente porque ele é indescritível! Só vendo para crer!

A Índia possui extensão territorial de 7.517 km e população oficial de 1,252 bilhões de habitantes, o que faz dele o segundo país mais populoso do mundo; é um país pobre (quase metade da população vive em regime de miséria, com menos de um dólar por dia), mas em contrapartida com economia crescente.

O Povo: a Índia tem uma população (reconhecida oficialmente) de 1,252 bilhões de habitantes. Foto: Elisa Delfino

O Povo: a Índia tem uma população (reconhecida oficialmente) de 1,252 bilhões de habitantes. Foto: Elisa Delfino

o trânsito é realmente caótico como vemos pela TV (carros e caminhões dividem espaço com bicicletas, carroças, tratores, tuc tucs, elefantes e claro, muitas vacas, que são consideradas sagradas pelos hindus); e a cultura é totalmente diferente da ocidental, 80,5% da população é hindu, 13,4% muçulmana, 2,3% cristã, 1,9% siquista e 0,8% budista, o que influencia e muito no modo de vida dos indianos, como o fato de maioria ser vegetariana, pois os hindus não comem carne de gado e os muçulmanos não comem carne de porco, por exemplo; e mais de 1.600 dialetos são falados.

Todas essas diferenças fazem da Índia um país muito interessante para ser visitado!

Todas essas diferenças fazem da Índia um país muito interessante para ser visitado!

O hindi é a língua oficial, mas cada estado possui uma língua diferente. Muitas vezes nem eles se entendem! O inglês também é muito utilizado e muitos falam muito bem (salvo o sotaque!), herança da colonização britânica.

Trânsito caótico, sempre retratado nos filmes!

Trânsito caótico, sempre retratado nos filmes! 

Mercado Público em Bangalore

Flores no Mercado Público em Bangalore

Pó colorido no Mercado Público em Bangalore

Pó colorido e especiarias no Mercado Público em Bangalore

Mercado Público em Bangalore

Muitas cores no Mercado Público em Bangalore

Como vocês podem imaginar, morar na Índia não á fácil tendo em vista a distância da nossa terra natal e também devido a diferença de cultura e costumes do povo daqui. Além disso, infelizmente, a Índia ainda é um país muito tradicionalista, com muitos pudores e contradições (pra não dizer retrógrado e machista), que trata as mulheres e as crianças com muita desigualdade.

Festival Religioso Hindu

Festival Religioso Hindu

Festival Religioso Hindu

Festival Religioso Hindu

Festival Religioso Hindu

Festival Religioso Hindu

Os casamentos ainda são arranjados e o pagamento do dote pela família da noiva é um costume obrigatório, aqui é proibido o exame determinante do sexo para gestantes devido ao alto número de abortos no caso de gravidez de meninas.

Casal de noivos em cerimônia Hindu

Casal de noivos em cerimônia Hindu

O homossexualismo é crime, o preconceito racial é muito forte, quanto mais escura a pele mais forte o preconceito (inclusive, há muitos cosméticos para clarear a pele no mercado) e a corrupção e desorganização das autoridades e órgãos públicos é gritante, muito mais do que vemos no Brasil. Ainda, o que me deixa muito triste aqui é a quantidade de lixo espalhado por toda a cidade. Infelizmente é muito comum aqui vermos pessoas jogando lixo para fora do carro, por exemplo, o que pra mim é inaceitável e ofensivo demais!

Fachada de Templo hindu em Hosur

Fachada de Templo hindu em Hosur

Mas, por outro lado, é muito recompensador ter a oportunidade de viver inserida em uma cultura tão diferente, poder conhecer pessoas, lugares e principalmente religiões até então desconhecidas. Isso de fato é um presente que a vida me deu e por isso gosto de compartilhar com as pessoas a respeito da minha vida aqui, até porque a Índia também tem seus méritos e seus encantos!

Indiana vestindo trage tradicional

Indiana vestindo trage tradicional

Como vivemos em uma cidade grande a daptação não foi tão difícil, pois Bangalore possui uma grande variedade de restaurantes e grandes mercados. Conseguimos achar quase tudo o que achamos no Brasil, inclusive carne vermelha. A única coisa que não conseguimos nos acostumar foi com a comida indiana, por ser muito apimentada. Mas isso é uma questão pessoal nossa, muitos brasileiros que vivem aqui gostam.

Prato e talheres é coisa para os fracos! A comiga tradicional mesmo é servida na folha de bananeira e comida com as mãos. (Janta vegetariana em um casamento)

Prato e talheres é coisa para os fracos! A comiga tradicional mesmo é servida na folha de bananeira e comida com as mãos.
(Janta vegetariana em um casamento)

As pessoas de modo geral, apesar de viverem em extrema pobreza estão sempre sorrindo, vestindo cores vivas (os saris das mulheres são lindos e o kajal é o melhor do mundo!), a grande maioria é muito fervorosa na fé e não há tanta violência nas ruas, como roubos e assaltos, com exceção do alto índice de estupros, o que é lamentável. Além disso, é muito, mas muito interessante conhecer a cultura desse povo.

Guru

Guru

Guru

Foto: Elisa Delfino

De fato, vale muito a pena. Conhecer a Índia é sem a menor dúvida uma experiência rica, louca e muito “humanizadora”, na qual eu recomendo para para todos os que apreciam conhecer diferentes realidades sócio-culturais.

Menina cantora

Menina dançarina

Músico

Traje típico

Foto: Elisa Delfino

Foto: Elisa Delfino

Durante esse tempo que passei aqui tive a oportunidade de conhecer alguns lugares, dos quais falarei no próximo post.

Clique aqui para ler mais sobre a índia!

About Karen

2 comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Top