#queremosviajarpeloBrasil #viajaBrasil #mudaBrasil #viajepeloBrasil #acordaBrasil #viajemaiscomseusfilhos
Lá vamos nós para mais uma blogagem coletiva do nosso querido grupo do Facebook Viagens em Família! O tema deste mês foi proposto pela Adriana Pasello do blog Diário de Viagem, e vamos falar das melhorias necessárias para viarjarmos mais pelo Brasil.
Nós viajamos muito pelo Brasil. Mas confesso que gostaria de me animar a viajar mais. Então pensamos em algumas coisas que realmente fariam a diferença!
1. Mudar a política governamental de incentivo ao turismo (incentivar o turismo nacional ao invés de desestimular o turismo internacional).
No Brasil, ao invés de se fazer uma política que favoreça o turismo nacional, o governo tenta desestimular o turismo internacional, cobrando taxas, impostos, aumentando a fiscalização, não aumentando o litime de gastos no exterior, não cumprindo as exigências para liberação de visto americano. Tenta-se tornar mais difícil viajar para o exterior, de modo que as pessoas acabem optando por viajar pelo Brasil. Não preciso nem comentar o quanto esta política é equivocada, injusta e perniciosa. O protecionismo nunca funcionou e nunca vai funcionar. Acontece o mesmo com as empresas. Ao invés de estimular a produção nacional, dificulta-se a importação para tentar proteger a indústria. Mudamos de século e continuamos repetindo os mesmos erros.
2. Aeroportos.
Essa é básica. Todo mundo sabe que nossos aeroportos são uma piada. O triste é viajar para países que achamos ser de terceiro mundo para descobrir que lá eles tem uma estrutura muito melhor que a nossa. E nem a Copa ajudou nesse aspecto… Temos que melhorar e aumentar nossos aeroportos.
3. Mais vôos.
Viajar pelo Brasil de avião é uma epopeia. Não existem vôos que atravessem o país de Norte a Sul, Leste a Oeste. Tudo é concentrado em São Paulo e Rio, e estas cidades não tem estrutura suficiente para as conexões necessárias. Precisamos de vôos diretos do Sul para o Nordeste por exemplo. A demanda por vôos domésticos aumenta a cada dia, e o Brasil tem que acompanhar esta demanda, com mais vôos diretos.
4. Estradas.
Bom… será que preciso comentar esse tópico? Vocês já imaginaram como seria maravilhoso atravessar o país de carro como fazemos na Europa? Nós fizemos 4.000 km, passando por 5 países em 20 dias, e foi fantástico. Nos EUA também podemos atravessar o país da Flórida ao Canadá, ou de NY à Los Angeles. O que conseguimos fazer de carro no Brasil? Enquanto não houver estradas decentes o turismo fica prejudicado. E ainda estamos muito, mas muito longe de uma solução viável para este problema.
5. Trens.
Tá bom, agora eu exagerei… mas não custa sonhar né!
6. Estrutura.
Não é novidade que falta estrutura turística (na verdade estrutura em geral). Temos tantas, mas tantas belezas naturais inalcançáveis. Precisamos explorar nosso potencial. E isso não significa fazer apenas uma orla bonita, onde o turista fica preso sem poder passar para as ruas secundárias. Precisamos de infraestrutura de verdade, começando com saneamento básico e limpeza.
7. Políticas Ecológicas
Proteger o meio ambiente é básico. Mas nossa política de meio ambiente deve prever meios sustentáveis de exploração turística somados à compensação. No Brasil tudo é 8 ou 80. Ou se destrói tudo ou não se pode encostar em nada. Nossas leis também precisam ser mais claras e executáveis. Não é possível que um órgão público conceda licenças e outro as casse. Nossa política desestimula investimentos sérios no ramo turístico.
8. Valorização e treinamento dos Agentes de viagens.
Os agentes de viagens precisam de estímulo para estudar, e precisam de incentivo das agências e governos estaduais para viajar mais. Há muitos anos estava sem tempo de pesquisar e comprei um pacote para Porto de Galinhas em junho. O agente não fazia a mínima ideia de que era mês de chuvas. Ficamos uma semana presos no hotel numa enchente. Assim não há motivos para contratarmos agentes de viagens… É preciso que o agente tenha um diferencial que estimule a venda. O mínimo é que o agente conheça o destino que está vendendo!
9. Custos.
Como já disse no início, ao invés de tornar mais caro viajar para o exterior é fundamental melhorar os preços das viagens nacionais. O custo sempre é um bom atrativo. E para isso novamente precisamos de incentivo dos governos federal e estaduais.
10. Segurança.
Sentir-se seguro para viajar é fundamental. Esta é uma questão muito presente nos planejamentos de viagens. Ninguém quer viajar para um local onde não se sinta seguro. O Brasil precisa oferecer esta segurança aos turistas. Isso inclui uma boa estrutura de saúde, o que nos falta.
Acompanhe todos os posts da blogagem coletiva:
1. Adriana Pasello – Diário de Viagem: http://www.diariodeviagem.com/photo/blogagem-coletiva-mudancas-familias-viajarem-brasi/
2. Claudia Boemmels – Brasileiros mundo afora: http://www.brasileiros-mundo-afora.com/2014/03/10-mudancas-para-as-familias-viajarem_29.html
3. Flávia Peixoto – Viajar é tudo de bom! http://www.viajaretudodebom.com.br/2014/03/30/10-mudancas-para-as-familias-viajarem-mais-pelo-brasil/
4. Claudia Rodrigues – Felipe, o pequeno viajante:
http://felipeopequenoviajante.blogspot.com.br/2014/03/21-mudancas-para-as-familias-viajarem.html
5. Andreza Trivillin – Andreza Dica e Indica Disney:
http://www.andrezadicaeindicadisney.com.br/2014/03/blogagem-coletiva-mudancas-para-as.html
6. Thyl Guerra – Viajando com Palavras:
7. Eder Rezende – Quatro Cantos do Mundo: http://quatrocantosdomundo.wordpress.com/2014/03/30/10-mudancas-para-as-familias-viajarem-mais-pelo-brasil/
8. Ana Luiza Fragoso – Oxente Menina:http://www.oxentemenina.com/2014/03/10-mudancas-para-as-familias-viajarem-mais-pelo-brasil/
9. Adelia Lundberg – Paris des Petits:http://parisdespetits.blogspot.com.br/2014/03/blogagem-coletiva-12-mudancas-para-as.html
10. Débora Galizia – Viajando em familia:http://viajandoemfamilia.com.br/blogagem-coletiva-mudancas-para-as-familias-viajarem-mais-pelo-brasil/
11. Márcia Tanikawa – Os Caminhantes Ogrotur: http://oscaminhantes.com/2014/03/queremos-viajar-mais-pelo-brasil.html
13. Thiago Cesar Busarello – Vida de Turista: http://www.vidadeturista.com/
14- Regeane Nicaretta- dicas da rege: http://dicasdarege.com/2014/
15 – Debora Godoy Segnini – Gosto e Pronto:http://www.gostoepronto.com/
16- Erica Piros Kovacs – Viagem com Gêmeos:http://viagemcomgemeos.com/
17 – Francine Agnoletto – Viagens que Sonhamos
http://
18 – Sut-Mie Guibert- Viajando com Pimpolhos: http://
19 – Ana Cintia Cassab Heilborn – Travel Book Blog:
http://www.travelbook.blog.br/
20 – Flávia Maciel – Bebê Pelo Mundo
http://
21 – Claudia Bins – Mosaicos do Sul
http://
22 – Patrícia Tabalipa – Roteiro Baby Floripa
http://
Oi Karen, você tocou em um ponto que ainda não li em em nenhum outro post da blogagem: a questão do desestímulo que o governo oferece aos que querem viajar para o exterior ao invés de fomentar o turismo interno. Nada mais equivocado e atrasado. Basta oferecer melhor estrutura e atrações nas cidades brasileiras que com certeza mais turistas aparecerão.
Oi, Karen!
Confesso que apenas hoje estou lendo os posts da blogagem coletiva e como já comentei alguns anteriormente, estava com preguiça de escrever de novo… rsrs…
Mas assim que li o seu 1º item, tive que comentar… É a pura verdade sua constatação! Nosso governo, ao invés de trabalhar para melhorar os serviços e infra estrutura para o turismo, tenta criar entraves para os que viajam para o exterior! É uma política “burra” e equivocada e que infelizmente, se repete em outras áreas…
Um exemplo disso foi uma postagem do Ministério do Turismo no Instagram… Não sei se vocês viram??? Eles fizeram uma piadinha com os brasileiros que viajam para o exterior, usando a hashtag #sabedenada…
Adorei também a questão dos trens… Seria maravilhoso poder contar com um serviço ferroviário estruturado e de qualidade para cruzar nosso país de norte a sul!
Abraços!!!
Voltei para dizer que, apesar de tudo, nós ainda #queremosviajarpeloBrasil sil sil !!!
oi Karen, muito bem lembrada a questão dos agentes de viagem. Afinal, se eles forem somente emissores de bilhetes não precisaríamos de pessoas e sim de máquinas. Eu não consigo tirar da minha cabeça que a iniciativa privada ainda seria a única esperança de mudança. As empresas que atendem os turistas, nas mais variadas formas, precisam enxergá-lo como cliente. Quando se tem visão, a gestão fica muito mais estratégica!
Karen, no final das contas os posts acabaram ficando bem parecidos, né???? O que a gente quer são as mesmas coisas eheheheh, concordei com todos os teus itens!
Bjokas #queremosviajarpeloBrasil
Amei o post! Meu item preferido foi o trem! rs